quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

{ Greek Key pattern ou Chave Grega: Você conhece? }


O meandro é uma borda decorativa construída a partir de uma linha contínua formada por formas repetidas. A forma moderna de se chamar esse padrão é Greek Key (chave grega).
Por um lado, o nome "meandro", lembra o caminho retorcido que vai girando do rio Meandro, na Ásia Menor, e, por outro lado, como Karl Kerényi salientou, "o meandro é a figura de um labirinto em forma linear". Entre alguns italianos, esses padrões são conhecidos como linhas gregas.
Meandros são elementos decorativos comuns na arte grega e romana. Na Grécia antiga eles aparecem em muitos frisos arquitetônicos, e nas laterais das cerâmicas da Grécia.
Eles estavam entre os símbolos mais importantes da Grécia antiga e, talvez, simbolizasse a infinito e a unidade. (fonte: Wikipédia)

Tá, mas isso é história da arte, o que eu tenho a ver com isso??
Tudo. O meandro está super em alta atualmente, principalmente na decoração e, se usado da maneira certa, pode dar um toque muito moderno pra decor, mesmo sendo um símbolo bem antigo.
Eu separei alguns exemplos de como você pode usar esse padrão em sua casa e nos acessórios como bolsas, anéis e até sapatos.

Aqui ele aparece no quarto, na roupa de cama e nas almofadas.


Neste quarto, o meando aparece no papel de parede em um tom de cinza bem clarinho, deixando o visual leve, já que esse padrão, se usado em tons fortes, pode pesar no ambiente.


1 / 2
 Eu particularmente adoro quando ele aparece em móveis. Dá um toque de classe mas sem parecer rebuscado.

Se você não quer arriscar um papel de parede ou um móvel com esse padrão, uma boa dica são os acessórios como tapetes, luminárias, toalhas, almofadas e espelhos. Aliás esse espelho está maravilhoso.

1 / 2 / 3 / 4 5

 E o que são esses acessórios???  A pulseira, o anel e os brincos são simplesmente perfeitos. A bolsa é Versace.


Aí está o padrão em suas variações. Você pode usar sua criatividade e pintá-lo em vários lugares. Na internet existem vários tutoriais de como fazer almofadas, cortinas e até alguns móveis com o Greek Key.
neste blog aqui tem um tutorial bem interessante para fazer uma almofada.



Nesse outro blog aqui a autora ensina como fazer o detalhe de uma cômoda, a mesma que está na imagem acima, em dourado. No caso dela, ela encomendou o modelinho já pronto, mas você pode mandar fazer em mdf, ou algum outro material resistente.

Depois de ver tudo isso, você deve estar pensando: "Hummm.....engraçado, eu acho que eu conheço esse padrão, o tal de Greek Key....de onde será???"

Daqui:  

Isso mesmo, o símbolo gráfico da Givenchy. 
O mais interessante desse padrão é que, apesar de entrar em coleções em determinados anos, ela é atemporal, pode ser usada sempre, desde que sem muito exagero, pois senão cansa, né!
Espero que vocês tenha gostado!!!!
BJKs

Nenhum comentário:

Postar um comentário